segunda-feira, 16 de junho de 2008

Súmula Doutrinária

SÚMULA DOUTRINÁRIA DAS IGREJAS DO

MINISTÉRIO DE PINHEIROS

  1. DEUS. Cremos em um só Deus, Criador do céu e da terra. Ef. 4:6. Ele se revela no Pai, no Filho e no Espírito Santo.
  2. JESUS CRISTO. Cremos que Jesus Cristo é o único Salvador dos homens. At. 4:12.
  3. ESPÍRITO SANTO. Cremos que o Espírito Santo é quem convence o homem do pecado e o leva a Cristo, dando-lhe uma nova natureza, pela qual é restaurada a imagem de Deus em que o homem foi originalmente criado. Tt. 3:5. Somente depois de regenerado, pode o homem adorar a Deus em Espírito e Verdade.
  4. A BÍBLIA é a Palavra de Deus. Nela se encontra o caminho da salvação – Jesus Cristo. “O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. Rom. 1:16. Deus considera magníficos o seu nome e a Sua Palavra. Sl. 132:2.
  5. A IGREJA. Cremos que uma igreja evangélica é uma organização de crentes em Cristo, batizados, irmanados pelo pacto de fé e na comunhão do Evangelho, observando as ordenanças de Cristo e governados por Sua vontade soberana, Jesus é o Fundador da Igreja, o Senhor invisível e espiritual. O Pastor é seu líder. O governo da Igreja sob seu líder é democrático, e sob seu Chefe espiritual – Jesus Cristo – é monárquico. Jesus Cristo é o nosso Monarca. Ef. 5:23; 1 Tm 1:17.
  6. BATISMO. Cremos no Batismo como uma ordem do Senhor Jesus para os crentes. O Batismo não salva. Quem salva é Jesus Cristo e somente Ele. Batismo é a imersão do crente em água, significando o sepultamento dele para o mundo e a sua ressurreição com Cristo para uma nova vida. Rm. 6:4; Cl. 2:12. O Batismo é, também, a porta por onde o crente entra oficialmente, como membro da Igreja. At. 2:41.
  7. PÁSCOA é a celebração que marca a vida do crente como sinal de gratidão pela libertação do pecado, o que foi possível mediante o sacrifício de Jesus na cruz. Originalmente, é a festa da libertação de Israel da escravidão do Egito. Ex. 12:5. O dia escolhido pelo Senhor para a celebração da Páscoa foi 14 de abril. Os elementos que compõem a Páscoa são o pão e o vinho, que representam respectivamente o corpo e o sangue, de Jesus Cristo, dados em sacrifício pela humanidade. “Cristo é a nossa Páscoa”.
  8. ARREPENDIMENTO E FÉ são indispensáveis à salvação da alma. “Arrependei-vos e crede” é a ordem divina Mc. 1:15. Cada homem deve arrepender-se dos seus pecados e crer em Cristo como único e todo suficiente Salvador para poder ser salvo. Ninguém sem Cristo será salvo.
  9. A SALVAÇÃO DA ALMA É ETERNA. Jesus disse: “Vinde a mim”, e: “Dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebata da minha mão”, Mt. 11:28; Jo. 10:28 Rm. 8:38-39.
  10. SANTIFICAÇÃO. Cremos que a Palavra de Verdade nos santifica (Jo. 17:17), pois Deus faz morada em nós através do Seu Espírito (Ef. 2:22), para santificar os pensamentos e a vontade, os quais se expressam nos atos da vida cotidianamente. Rom. 6:19.
  11. CÉU E INFERNO. Só há dois destinos na eternidade para a alma humana: Céu e Inferno. Afirmamos que não há purgatório nem limbo. Mt. 25:46.
  12. DOMINGO significa “Dia do Senhor”. É o dia de descanso do corpo para o serviço divino. Nenhum trabalho servil deve ser feito nesse dia sem absoluta necessidade. Tampouco deve ser utilizado o domingo para folguedos mundanos, como futebol, cinema, praia, passeio, etc. O domingo é o “Dia do Senhor” e está escrito: “Daí a Deus o que é de Deus”. Mt. 22:21. Jesus ressuscitou em um domingo e este é o Seu dia. Lc. 24:1.
  13. A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS e o JUÍZO FINAL, fazem parte de nossa fé. A Bíblia diz que no último dia a trombeta soará e os mortos ressuscitarão. I Cor. 15:52; Jo. 5:29. Os que morrerem sem Cristo aguardarão o dia do juízo e os que morrerem com Cristo ressuscitarão, também, a semelhança da sua ressurreição. Rm. 6:5-7; Os. 6:12.
  14. FRATERNIDADE UNIVERSAL. Todos os crentes em Cristo são irmãos, sem distinção de raça, cor, língua, grau de civilização, posição social, recursos econômicos, etc. Mt. 23:8. No cristianismo não há hierarquia. Mt. 20:25-28.
  15. GOVERNO CIVIL. Cremos que o governo civil é instituição de Deus, com fim de governar os homens e promover-lhes a prosperidade e o bem estar em sociedade. As autoridades constituídas merecem nosso apoio e obediência como autoridades, pois está escrito também: “Daí a César o que é de César”. Mt. 22:21; Rm. 13:1-7.

Nenhum comentário: